Talvez seja a primeira vez que você tenha ouvido o termo “índice glicêmico“. No entanto, é um fato que você tem que manter em mente para evitar problemas de peso ou doenças como a diabetes ou problemas cardíacos.
Se você quer saber como o índice glicêmico pode ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de vida, não perca as informações que fornecemos abaixo. Resumindo Vamos dar uma focada na pergunta O que é o índice glicêmico?
O que é o índice glicêmico?
Muitos alimentos de consumo diário contêm carboidratos: arroz, massas, batatas ou leite. No entanto, nem todos são iguais. Há alguns que são mais benéficos do que outros para o corpo, e se você souber identificar pode prevenir doenças como diabetes ou problemas cardíacos.
O índice glicêmico é o melhor indicador para saber quantos carboidratos bons cada alimento contém. Este índice representa a capacidade única deste alimento para elevar o nível de açúcar no sangue (glicose).
Assim, os alimentos com alto índice glicêmico aumentam muito os níveis de açúcar no sangue. Quando isso acontece, as células do pâncreas têm que trabalhar mais e mais rápido para criar insulina e reduzir esses níveis. Se consumir alimentos diários com um alto índice glicêmico, estamos involuntariamente minando essas células, o que poderia levar a uma falha para criar insulina pelo nosso próprio corpo, que é conhecida como diabetes.
Mas não é só isso, os níveis de açúcar no sangue também afetam o nosso sistema cardiovascular. Veias, artérias e capilares irão deteriorar-se e, consequentemente, podem desenvolver doenças relacionadas com o coração.
Além disso, se os níveis de açúcar no sangue são apresentados de forma maior do que o recomendado, também é provável que aumente o seu peso. Por todas estas razões, é bom saber o índice glicêmico dos alimentos e ir tentando (sem ir a extremos) consumir aqueles que têm uma baixa taxa para desfrutar de uma vida mais saudável.
Quais os alimentos que têm um baixo índice glicêmico?
O IG não só sinaliza o aumento de glicose no sangue, mas também indica a velocidade com que o valor foi alcançado. Na lista abaixo, você verá alimentos que são de alta GI. Mas isso não significa que você não deve consumi-los. Significa apenas que, em vez de comer uma tigela de arroz branco (com um alto IG), podem consumir menos e misturá-lo com outros alimentos com baixo IG, como legumes.
- Índice Glicêmico baixo: 55 anos ou menos. Frutas, verduras, legumes, nozes, lácteos semi ou desnatados, cereais e massas integrais.
- Índice Glicêmico médio: 55 – 69. Milho, arroz branco, batatas cozidas.
- Alto índice glicêmico: mais de 70. Mel, açúcar, doces, pão branco, pão, cereais com açúcar refinado (normalmente usado para café da manhã), biscoitos, bolos.
Na internet você encontrará tabelas com o IG de todos os alimentos. É uma boa prática para saber o valor dos alimentos comumente consumidos.
No entanto, um alimento que tem um baixo IG não tem necessariamente de ser saudável, e vice-versa. Existem alimentos saudáveis com alto IG que são bons para comer, mas geralmente fazemos talvez de forma mais moderada.