Uma ótima novidade para os brasileiros depois do saque das contas inativas do FGTS, é que o Governo Federal assinou um decreto, onde idosos que trabalharam antes de outubro de 1988 poderão sacar um dinheiro do fundo do PIS/Pasep, para inserir novamente na economia do país. A vantagem é para todos, onde os idosos ganham com o dinheiro a mais, e governo com o retorno deste dinheiro “parado” para a economia, que irá gerar uma melhoria nos cofres públicos por conta dos impostos embutidos em todos os produtos.
Com essa novidade, o governo pretende injetar ao todo, R$ 16 bilhões na economia. Em média serão mais de 7,8 milhões de pessoas beneficiadas por esse saque.
O pagamento irá começar a partir de outubro de 2017, mas ainda não existe um calendário dos saques. Os valores serão em média R$ 750*, podendo variar até um salário mínimo, sendo depositados de forma automática para quem for correntista da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Outros idosos, poderão realizar o saque nas agências ligadas ao governo, assim que forem divulgados o calendário.
O que é o Fundo PIS/Pasep?
Pessoas que trabalharam até 1988, possuem uma conta no PIS/Pasep, pois as empresas e órgãos públicos, eram responsáveis por fazer depósitos no fundo do PIS de cada funcionário contratado. Então cada um era dono de uma cota do fundo, onde a partir de 1988 com a extinção dos depósitos, ficaram com algum dinheiro retido.
Como ocorre o saque atualmente?
Quem possui dinheiro no fundo do PIS/Pasep atualmente só pode sacar o dinheiro nas seguintes situações:
- Quando for aposentado
- Ao completar 70 anos
- Ao adquirir invalides
- Doenças graves como câncer do titular ou dependente
- Portador de HIV
- Amparo social concedido pela Previdência
- Falecimento do cotista (valor pago ao herdeiro)
- Amparo assistencial a portadores de deficiência da Previdência
- Reforma militar ou transferência para a reserva remunerada
O que muda em relação a essa novidade?
A partir do decreto do Governo, a liberação do dinheiro será feita para qualquer idoso com idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, que trabalharam com contrato em uma empresa ou como servidor público, antes do período de 04 de outubro de 1988.
Como fazer o saque do PIS para idosos?
Como foi com as contas inativas do FGTS, o dinheiro será depositado por crédito automático, depósito em conta ou poupança e também através da folha de pagamento. É indicado que assim que o calendário for divulgado, os idosos se locomovam até uma das agências Caixa ou Banco do Brasil, para realizar o saque ou obter todas as informações necessárias.
Quem trabalhou depois de 1988 tem direito?
A resposta é não. Como citamos, só terá direito ao fundo do PIS/Pasep, quem trabalhou antes de outubro de 1988, justamente porque o dinheiro era depositado na conta dos trabalhadores, que possuíam cotas individuais do fundo. A partir de 1988, o fundo foi extinto, onde o dinheiro arrecadado agora vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador, que serve para pagar o abono salarial e o seguro desemprego dos trabalhadores.
O beneficiário é falecido, dependentes tem direito?
Se o trabalhador falecido, trabalhou como funcionário de empresa ou servidor público antes de outubro de 1988, os dependentes tem o direito de sacar o fundo do PIS/Pasep.
Mais alguma dúvida? Acesse o site oficial www.brasil.gov.br e verifique todos os outros detalhes.
Fonte: aposentadoriainss.net